Não queime por nós, Amazônia

É difícil entender que o fogo que queima e dilacera teu corpo perfeito arde em minha alma, lançando tuas cinzas no meu destino. É difícil compreendê-la, diante de tua magnitude intocada e dos mistérios que ainda guardas, como mãe gentil. Não quero viver, sufocado, nas cinzas da tua destruição. Te necessito plena para deitar em teu berço esplêndido e respirar, apenas respirar sob o Sol contigo. Hoje, 5 de setembro, a poucos dias de uma nova Primavera, te dedicamos nosso respeito e rogamos por tua proteção. Não chores por nós, Amazônia. Nos perdoe. Resiste e mostra a tua força.

Não és apenas a nossa maior floresta, tampouco o teu valor se resume aos benefícios que nos proporcionas, mesmo de longe, sem que, em muitos casos, tenhamos sequer consciência da tua incomensurável importância. Hoje é teu dia no calendário, Amazônia. Vamos reverenciá-la! Mas não esqueceremos que esta data não é mais do que uma mera formalidade que precisa servir, ao menos, para lembrar que te necessitamos preservada nos 365 dias de todos os anos.

Hoje é um dia dedicado a ti, um dia para agradecer e pedir o teu perdão. Pedir perdão, também, aos teus guardiões por não estarmos conseguindo salvá-los. Estamos te destruindo, Amazônia! De forma consciente, estamos aniquilando teus protetores, teus índios, tua biodiversidade. Junto a isso tudo, estamos nos matando. Mas a estação da vida está chegando, e, com ela, vem a esperança renovada de uma nova consciência, união e atitude. Não estamos sós. Somos muitas Gretas, Dorothys, Evas, Leóns, Chicos, Franciscos, Raonis, Lutzenbergers. Somos Marias e somos Joãos. Podemos, ainda, fazendo uso da inteligência que nos é possível, escolher o melhor caminho, aquele que não ruma à destruição.

Na letra adaptada do compositor de Santa Fé, eu só peço a Deus que o sistema não nos seja indiferente. O fogo é um monstro grande e queima forte toda a inocência de nossa gente. Que nossas nações se irmanem em defesa da nossa casa comum. Que nossa floresta mãe não queime por nós.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s