O Verde Está do Outro Lado | Cinedebate

Hoje vou assistir, no Cinebancários, em Porto Alegre, às 19h, ao filme O Verde Está do Outro Lado – Os Donos da Água, um documentário do diretor Daniel A. Rubio que discute o direito à água através de um paralelo entre Chile (Petorca) e Brasil (Correntina) .

Após a sessão, a convite da Diretoria do Sindbancários Porto Alegre, vou mediar um debate sobre o tema com o presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Francisco Milanez, e o diretor do Sindiágua-RS Geovane Teixeira.

Depois acrescento aqui minhas impressões sobre o filme e sobre o debate. Se estiver em Porto Alegre, aparece lá. (Atualização em 28/08: a imprensa do Sindbancários publicou matéria sobre o filme e o debate.)

Sinopse: 
O Verde Está do Outro Lado estabelece um paralelismo entre as experiências do Chile e do Brasil para tratar do acesso das populações à água no mundo, explorando as nuances econômicas e ambientais envolvidas na disputa pela propriedade da água, que irá determinar o futuro do planeta. No Chile, a gestão da água foi privatizada em 1981. O documentário mostra como em Petorca, a 200 quilômetros de Santiago, a água que está nas mãos de grandes empresas tem levado pequenos agricultores e suas famílias à ruína. No filme conhecemos uma realidade extrema que aflige a maior parte dos habitantes da Província de Petorca.

Direção | Roteiro: Daniel A. Rubio
Produção-executiva: Juliana Lira
Produção | Chile: Andrea Rubio Apiolaza
Produção | Brasil: Cristina Livramento, Flavio Fontes, Juliana Lira, Roberto Lima e Lara Dezan
Montagem: Daniel A. Rubio e Fred Silviero
Fotografia: Daniel A. Rubio e João de Souza
Trilha: Leandro Estevão e Levi Estevão
Distribuição: Lira Filmes
Brasil/Chile , 2019

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s