Pesquisa aponta relação de agrotóxicos com tentativas de suicídio no Brasil

Entre 1999 e 2009, foram registradas 62 mil intoxicações por agrotóxicos, 5.600 por ano, 15,5 por dia, ou uma pessoa intoxicada a cada 90 minutos.

Os dados são apresentados no “Pequeno Ensaio Cartográfico Sobre o Uso de Agrotóxicos no Brasil”, elaborado em 2016 pela doutora Larissa Mies Bombardi, do Laboratório de Geografia Agrária da Universidade de São Paulo (USP).
No trabalho, a autora apresenta mapas de intoxicação por agrotóxicos de uso agrícola no Brasil, tendo entre as fontes o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Ministério da Saúde/Fiocruz).
Chama a atenção a relação das intoxicações com as tentativas de suicídio que, segundo a autora, ocupam um lugar muito significativo no Nordeste, chegando a 75% dos casos em alguns estados.
No mapa que apresenta a utilização de agrotóxicos por municípios, Bombardi assinala que ” o primeiro aspecto a ser ressaltado é a grande concentração de uso de agrotóxicos nas regiões em que predomina o chamado agronegócio – regiões em que predominam as culturas de cana e soja, por exemplo”.

O exemplar impresso do livro e o e-book podem ser acessados através do blog da autora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s