Abrindo a caixa preta do Cais Mauá

Através da Operação Gatekeepers, deflagrada no dia 19 de abril [2018], a Polícia Federal começou a abrir a caixa que protege as informações envolvendo o setor privado e órgãos públicos em relação às obras do Cais Mauá. As investigações iniciaram em 2013.

Segundo a nota divulgada pela Comunicação Social da Polícia Federal, “no decorrer da investigação, identificaram-se ligações do grupo com obras de revitalização urbana em Porto Alegre. São investigadas possíveis movimentações de recursos para pessoas ligadas à administração, inclusive com a aquisição de bens de alto valor, como veículos de luxo”.

A suspeita recai, inicialmente, sobre fraudes nos fundos de investimentos do Consórcio Cais Mauá do Brasil.

Movimentos sociais já haviam alertado

Muitos manifestantes alertaram a população e autoridades sobre as possíveis irregularidades no projeto em função da falta de abertura para a participação popular na definição sobre o que deveria ser feito no local. A favor dos empreendedores e dos agentes públicos que tinham pressa em tocar a obra sem dar muitas satisfações, estava a pressão de um dos maiores grupos de comunicação do RS, o Grupo RBS, filiado à Rede Globo e envolvido em outra operação da Polícia Federal, a Zelotes, que investigou crimes fiscais junto ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

O jornal JÁ, de Porto Alegre, acompanhou de perto o andamento de todo o processo e produziu um dossiê sobre a pauta. Confira aqui.

Leitura recomendada: 

Prefeitura restringe informações sobre projeto Cais Mauá

Em audiência sobre Cais Mauá sem Consórcio, ativistas questionam trâmites ‘obscuros e morosos’

Delegados de planejamento criticam projeto do Cais Mauá e pedem consulta pública

 

Capturar

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s